Diário de Bordo - Carol

25/08/2006 – Aratu Iate Clube

Ao acordar, fiz o diário e vi que o pai já havia melhorado. Logo comemos um delicioso café da manhã e fomos para a piscina com o pai. Lá o pai ficou descansando numa cadeira e conhecemos um garoto chamado Juan e brincamos com ele bastante. Mais tarde tomamos banho e, depois de almo-jantar, vimos os barcos chegando. Anoiteceu e encontramos com o pessoal do Gabushí, além de conhecer as pessoas dos barcos Cavalo-Marinho e Beduína. Ficamos brincando até que fomos ao barco, onde dormi.

26/08/2006 – Regata Aratu-Maragogipe - Maragogipe

Logo de manhã, fomos ver a largada dos saveiros, das escunas, dos veleiros de aço e outros. Infelizmente apareceu um navio que atrapalhou tudo. Tiveram barcos que quase foram atropelados. Depois de pouco tempo, houve a largada de mais quatro classes, onde largaria o Fandango do Carlos e o Gabushí. O Gabushí chegou atrasado, mas largou. Chegou a hora da nossa largada e, ao largar houve uma chamada geral. Recomeçou a largada e, depois de bastante tempo vendo as lindas paisagens e curtindo a regata, chegamos e descemos em terra com o pessoal do Gabushí. Lá passeamos um pouco e, na premiação, um jovem idiota estourou um rojão do nosso lado! Voltamos ao barco e logo dormi.

27/08/2006 – Volta Maragogipe-Aratu – Ilha da Maré – Marina Aratu

Quando acordei, estávamos rebocando o Gabushí até Aratu. Vimos golfinhos duas vezes e o cabo estourou duas vezes. Também vimos uma tartaruga, mas ela passou rápido. Paramos na ilha da Maré, onde tomamos uma água de coco ótima. Fomos ao Gabushí e, lá, comemos um delicioso macarrão feito pela Virna. Fomos à Marina Aratu, onde eles foram embora e dormimos um sono pesado.

28/08/2006 – Ida Itaparica – Itaparica Marina - Itaparica

Acordamos bem cedo e fomos rumo a Itaparica. Tivemos de dar vários bordos e, em um, passamos bem perto de um navio parado. A viagem demorou duas horas e meia e, ao chegar, fomos a uma praia. Antes disso, conhecemos o Luis Poesia, do barco Poesia. Vimos o pôr-do-sol na praia e fomos a uma pastelaria, onde jantamos vários pastéis. Tomamos banho e, ao voltar, fiz o diário. Depois caí no sono.

29/08/2006 – Ida Salvador-Itaparica – CENAB - Pelourinho

Ao acordar, tomei café e fiz o diário. O dia estava quente e aproveitamos para pegar nossas 46 garrafas de água vazias e enchê-las com a água da fonte da bica! Logo partimos rumo à Salvador. A viagem foi ótima e, no meio do caminho, tomamos um banho de mar. Chegando no CENAB, vimos a Talita (do Beduína) e o Nick (do Cavalo-Marinho). Lá brincamos com eles de Zigity até que anoiteceu. Fomos com o pessoal do Cavalo-Marinho numa sorveteria e, depois de passear um pouco, dormi.

30/08/2006 – CENAB – Restaurante Centola

Hoje acordei bem feliz. Logo fiz o diário e, depois do café, fui brincar com a Talita. Ela estava fazendo um tarefão de português e ajudei-a a fazê-lo. Logo ela foi almoçar e eu também. Logo depois do almoço, fomos ver o barco Radum, que é bem bonito e rápido. Também encontramos o Dadi, do Trawler Jade e, depois de conversar bastante, fiquei brincando com o Jonas, com o Nick e com a Talita, até anoitecer. Logo depois fomos a um restaurante com os Hagge e ganhamos vários presentes, além de experimentar “lambretas”. Voltamos ao barco e cai no sono.

31/08/2006 – CENAB

Ao acordar, tomei um delicioso café e fiz o diário. O dia estava bem bonito e fui brincar com a Talita no Beduína (nome do barco deles que, antes de pensarem nesse nome, o nome seria Jujuba). Depois de pouco tempo, fomos almoçar nos barcos (eu no meu, ela no dela). O almoço foi bem bom e, depois, ficamos o dia inteiro brincando com o Jonas e com o Nick. À noite, comemos hot-dog e pipocas, vimos dois filmes (“Atlantis” e “Plano de Vôo”) e dormi com a Talita.

01/09/2006 – CENAB – Travessia Salvador-Maceió

Logo que acordei, tomei café com a Talita e me despedi dela, dos pais dela e das pessoas do Cavalo-Marinho. Esta é a maior travessia que faríamos até agora: dois dias de viagem. Soltamos as amarras e, aos poucos, os barcos do CENAB iam sumindo. A saída da barra foi difícil e sofrida, mas, depois, vimos um golfinho do lado do barco! O resto do dia foi um tédio e não consegui comer muitas coisas. Ao anoitecer, dormi.

02/09/2006 – Travessia

Hoje acordei torta e fui para o cockpit. Lá comecei a conversar com o pai, até que ele teve uma ótima idéia: já que estávamos numa área com 1.800 metros de profundidade, porque não mergulhar um pouco para ver o azul profundo (moana) da água! Eu gostei da idéia e, ao entrar na água, fiquei maravilhada. Depois de um tempo no tédio, começamos a escutar a fricção da vara de pesca e depois de pouco tempo, lá estava meu pai brigando com um dourado de 4 a 5 quilos! Infelizmente deu tudo errado (buááá). Ao anoitecer, enrolamos um pouco mais a genoa e dormi.

03/09/2006 – Maceió – Federação de Vela de Alagoas

Ao acordar, eram cinco horas da manhã e tínhamos acabado de chegar. Tomamos café e, depois de avisar a Federação de nossa presença com o barco, fomos passear com a Simone e a Laura, que são umas amigas nossas de Floripa que se mudaram há pouco tempo para Alagoas. Primeiro fomos à uma praia maravilhosa chamada Praia do Francês, onde tomamos um delicioso banho, conversamos e comemos isca de peixe. Depois fomos numa sorveteria ótima chamada Bali e numa hípica, onde a Laura treinou salto com o cavalo. Por último, jantamos numa pizzaria e, depois de elas irem embora, voltamos ao barco e dormi.

04/09/2006 – Federação de Vela de Alagoas – Capitania dos Portos de Alagoas

Acordamos felizes e tomamos um delicioso café da manhã. O sol estava de rachar (como sempre aqui) e fomos à Capitania dos Portos de Alagoas, onde conhecemos a secretária do Capitão-dos-Portos, Vera, e o sub-oficial Brito. Os dois são super simpáticos e depois do Brito ter nos mostrado a Capitania, combinamos de, mais tarde, voltar à Capitania para conhecer o Capitão-dos-Portos Tadeu. Voltamos ao barco, onde comemos um almoço delicioso e arrumamos as coisas para uma travessia que faremos amanhã. Logo depois, voltamos à Capitania, onde conhecemos o Capitão-dos-Portos Tadeu. Ele é super simpático e deu uma camiseta para cada! Depois fomos nos encontrar com o João Sombra, que conhecemos no Rio Boat Show e que fez uma volta ao mundo e, ao encontrá-lo, conversamos bastante e ganhamos um livro dele. Anoiteceu e voltamos ao barco, onde dormi.

05/09/2006 – Travessia Maceió - Recife

Quando acordei eram 8:30 hs da manhã e não estava com fome. Do mesmo jeito, tomei um cafezinho de manhã e partimos. No começo, o vento não estava favorável, mas, aos poucos, foi melhorando até ficar ótimo. Saindo de Maceió, vimos uma baleia! E jubarte! O impressionante é que as baleias jubartes não sobem tanto assim! Era raro elas chegarem em Salvador! Imagine em Maceió! O dia se passou como as ondas e a brisa, até que descobri uma coisa esquisita: eu tomei o café e depois fiquei o resto do dia sem comer, apesar da insistência do pai, e sem vontade de comer. Não liguei para isso e fui dormir vendo a lua pela vigia.

06/09/2006 – Travessia - Cabanga

Eram 5:00 hs da manhã quando o pai me chamou para fazer o turno. Comi uma maçã e vi um lindo nascer do sol. Nesse maravilhoso cenário, vi uma linda cena: paralelo ao nosso barco tinha um navio e, em sua proa, pulou um golfinho lindo! Ainda vi também uma baleia jubarte! Logo chamei o pai e o Jonas e, depois de pouco tempo, estávamos chegando em Recife. Logo me vi em uma parte da música “Dora”, do Dorival Caymmi, assim: “Te conheci no Recife dos rios cercados de pontes”. Logo chegamos ao Cabanga, que é um super Iate Clube. Lá tomamos um banho e logo anoiteceu. Cai no sono.

07/09/2006 – Cabanga - Aeroporto

Acordei feliz por uma lembrança de hoje: a Lu chega no aeroporto de Recife hoje a uma da tarde para ficar com a gente até dia doze! Fizemos todos os diários atrasados, tomamos café, arrumamos as coisas e fomos ao aeroporto, mesmo sabendo que estávamos adiantados. Chegamos lá num tempo bom, só que o vôo da Lu atrasou e acabou chegando às duas horas. Foi tão bom rever a Lu! Almoçamos no aeroporto e fomos ao barco, onde a Lu nos deu presentes da Mô e da “Avó Postiça” e, depois de tomar uma sopa, dormi.

08/09/2006 – Cabanga – Supermercado Extra

Hoje acordei feliz e tomamos café. O dia estava ma-ra-vi-lho-so e, depois de fazer o diário, fomos direto para a piscina. A água da piscina estava simplesmente deliciosa e a do tobogã também! Antes da piscina, treinei com o Jonas um pouco de futebol e pênaltis. Na piscina, fui cinco vezes no tobogã e, depois de tomar uma água de coco, ficamos brincando até tarde. Mais tarde fizemos um campeonato com os barquinhos e fomos ao Extra, onde fizemos compras. Voltamos ao barco, onde tomamos sopa e dormi.

09/09/2006 – Cabanga – Praia de Boa Viagem - Shopping

Ao acordar tomei café e fiz o diário. Hoje o tempo não estava muito bonito, pelo contrário, estava super nublado e fomos à praia de Boa Viagem onde tem ataques de tubarão. Para evitar que fôssemos vítimas de um ataque de tubarão, ficamos atrás de vários recifes e entramos poucas vezes na água, mesmo com maré baixa, mas, para compensar, a praia era ótima para caminhar! Voltamos ao Cabanga e, depois de tomar um banho, vimos várias pessoas com uma árvore. Pendurado em um galho grosso da árvore havia vários peixes que, de tão pesados, quebraram o galho machucando feio a cabeça de uma das pessoas. Ajudamos o homem machucado e fomos ao shopping onde tentamos comprar um presente para a Lu e não achamos. Voltamos ao barco onde comi miojo e dormi.